Nóticias Agora


Emancipação Politica de PASSA E FICA-RN



Passa e Fica é um município brasileiro localizado no interior do estado do Rio Grande do Norte. Pertencente à microrregião e Mesorregião do Agreste Potiguar, localiza-se a sudoeste da capital do estado, distando desta 101 quilômetros. Ocupa uma área de 42,137 km², sendo que 0,3682 km² estão em perímetro urbano, e sua população foi contada no ano de 2010 em 11 111 habitantes, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo então o 54º mais populoso do estado, com uma densidade demográfica de 263,69 habitantes por quilômetro quadrado.
Origem do nome:
Antônio Luís Jorge de Oliveira, vulgo seu Lulu, um dos moradores do pequeno lugarejo e, que tinha ido morar em Pirpirituba na Paraíba e, na sua volta para passear onde hoje é Passa e Fica e passeando na encruzilhada de Passa e Fica perto da bodega de Daniel, dizia que o povo passava para fazer compra e se hospedar, passavam e ficavam. Aí, queriam chamar de São Cristóvão, mas o povo não acostumava, ai, o jeito foi ficar chamando de Passa e Fica.
Assim surgiu o nome da cidade de Passa e Fica. Hoje a população assim denomina a localidade, ou seja, a área onde se situava à antiga bodega, assim, denomina onde se situava a bodega de Passa e Fica velho e onde se situa o centro da cidade, de Passa e Fica novo. No curto espaço de tempo, em torno da bodega, se iniciou a formação de um pequeno aglomerado de casas à margem do antigo caminho que interliga o Rio Grande do Norte à Paraíba. 
A emancipação
O Senhor Celso Lisboa e, precisamente Lauro Arruda Câmara, juntos procuraram deixar o projeto conforme a legalidade jurídica. Depois de todos os requisitos encaminharam ao Tribunal de Justiça do Estado, para ser analisado.  
 As assinaturas dos eleitores regularmente cadastrados no Tribunal Regional Eleitoral, não foi um simples abaixo-assinado, mas uma demonstração de responsabilidade, que todos depositavam naquele documento, ou seja, a esperança de ver Passa e Fica elevada a condição
de cidade.
Quem passou a ocupar o cargo de prefeito permanente foi o saudoso senhor Celso Lisboa, de 01 de Fevereiro de 1964 a 31 de Janeiro de 1969. Tendo antes ocupado o cargo provisoriamente o saudoso Senhor Ociram Damasceno Barbosa. No dia 12 de Maio de 1962, foi publicada no Diário Oficial a Lei 2.782 que dava a Passa e Fica a condição de cidade e independência política.
Nesse ultimo dia 13 de maio Passa e Fica Comemorou seus 50 anos de Emancipação Politica. Confira as foros pag. Eventos.

Por Henrique Filho

Nenhum comentário