Nóticias Agora

PT, PMDB e PSDB vão governar quase 50% do eleitorado brasileiro

O PT, o PMDB e o PSDB vão governar quase 50% do eleitorado brasileiro a partir de 2013. É o que mostra levantamento feito pelo G1. Encerradas as eleições municipais, os partidos conquistaram 2.369 prefeituras em todo o país, somando mais de 66,7 milhões de eleitores, de um total de 140,6 milhões.

O PT conseguiu eleger o prefeito na maior cidade do país, São Paulo, e também conquistou o maior número de prefeituras em cidades grandes – as com mais de 200 mil eleitores.

Sozinho, o partido governará quase 20% do eleitorado brasileiro, ou 27 milhões de eleitores. Apenas em São Paulo, ondeFernando Haddad derrotou o tucano José Serra, são 8,6 milhões.

O PT venceu a disputa em 16 dos 83 municípios com mais de 200 mil eleitores. Ainda assim, o partido perdeu espaço. Em 2008, haviam sido 20 prefeituras nas cidades grandes.
PT vai comandar maior nº de cidades grandes; PMDB lidera nas pequenas
PT conquistou 16 prefeituras em municípios com mais de 200 mil eleitores.
PMDB irá comandar o Executivo em 1.022 cidades com eleitorado menor.O Partido dos Trabalhadores (PT) conquistou, nas eleições municipais encerradas neste domingo (28), o maior número de prefeituras em cidades grandes, mas a sigla perdeu eleitos em comparação com a última eleição.
Dos 83 municípios com mais de 200 mil eleitores, a sigla venceu a disputa em 16, incluindo a maior delas, São Paulo, onde o candidato Fernando Haddad derrotou José Serra (PSDB). em 2008, haviam sido 20 prefeituras nas cidades grandes.

O segundo partido que mais conquistou cidades com mais de 200 mil eleitores foi o PSDB (15). A legenda avançou em comparação com a última eleição, quando obteve 13 eleitos. A seguir aparecem PSB, com 11, e o PMDB, com 9. Este último foi o que mais perdeu entre as grandes cidades. Em 2008, a sigla elegeu 17 prefeitos.

O PMDB foi vitorioso, porém, nas cidades pequenas, com eleitorado abaixo de 200 mil, e vai comandar 1.022 prefeituras, contra 687 do PSDB, 620 do PT, 493 do PSD e 464 do PP. Nestas cidades, o PMDB avançou, e o PSDB perdeu prefeitos. Em 2008, as legendas elegeram, respectivamente, 1.192 e 782 prefeitos.

PSB lidera nas capitais
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) elegeu o maior número de prefeitos de capitais nas eleições municipais de 2012. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A sigla vai comandar as cidades de Fortaleza, Belo Horizonte, Cuiabá, Recife e Porto Velho. O PSDB foi vitorioso em quatro capitais: Maceió, Manaus, Belém e Teresina. Também quatro eleitos teve o PT, que venceu a disputa em Rio Branco, Goiânia, João Pessoa e São Paulo, a maior do país.

Pela primeira vez na disputa eleitoral nos municípios, o Partido Social Democrático (PSD) elegeu o prefeito de uma capital do país. Cesar Souza Júnior venceu o segundo turno em Florianópolis (SC). (Veja o resultado completo das eleições em Florianópolis)

Sete anos após ser registrado pela Justiça Eleitoral, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) elegeu neste domingo (28) seu primeiro prefeito em uma capital do país. Clécio Luís (PSOL) é o novo prefeito de Macapá (AP) com 101.261 votos, o equivalente a 50,59% dos votos válidos. (Veja o resultado completo das eleições em Macapá)

PMDB e PSDB encolhem; PT e PSB avançam
No país, PMDB e o PSDB lideram o ranking de prefeituras conquistadas pelos partidos em 2012, embora tenham tido menos prefeitos eleitos nas eleições municipais deste ano em comparação com o pleito de 2008

O PT, que ocupa o 3º lugar do ranking, conseguiu conquistar mais prefeituras do que em 2008. Já o PSD sai de sua primeira eleição municipal na 4ª posição, com 497 prefeitos eleitos.

Veja a seguir os resultados das eleições 2012 nas capitais e demais cidades com 2º turno:
UF
Capital
Resultado
AC
AL
1º turno - Rui Palmeira (PSDB)
AM
2º turno - Artur Neto (PSDB)
AP
2º turno - Clécio (PSOL)
BA
2º turno - ACM Neto (DEM)
CE
2º turno - Roberto Claudio (PSB)
ES
2º turno - Luciano Resende (PPS)
GO
1º turno - Paulo Garcia (PT) - reeleito
MA
MG
1º turno - Márcio Lacerda (PSB) - reeleito
MS
2º turno - Alcides Bernal (PP)
MT
2º turno - Mauro Mendes (PSB)
PA
PB
2º turno - Luciano Cartaxo (PT)
PE
1º turno Geraldo Julio (PSB)
PI
2º turno - Firmino Filho (PSDB)
PR
2º turno - Gustavo Fruet (PDT)
RJ
1º turno - Eduardo Paes (PMDB) - reeleito
RN
2º turno - Carlos Eduardo (PDT)
RO
2º turno - Dr. Mauro Nazif (PSB)
RR
1º turno Teresa Surita (PMDB)
RS
1º turno José Fortunati (PDT) - reeleito
SC
SE
SP
2º turno - Fernando Haddad (PT)
TO
1º turno - Carlos Amastha (PP)
Fonte: Tribunal Superior Eleitoral (TSE)


Nenhum comentário