São João de Bananeiras reúne mais de 50 mil pessoas durante quatro dias de festa e forró pé-de-serra

“Foi extremamente positivo e superou todas as expectativas”. Este foi o balanço que o prefeito de Bananeiras, Douglas Lucena, fez dos quatro dias de festa do São João 2013 da cidade de Bananeiras. Mais de 50 mil pessoas escolheram Bananeiras, no Brejo paraibano e a 141 km de João Pessoa, para dançar o autêntico forró pé-de-serra. A festa foi realizada com o apoio do Ministério de Turismo.
O evento aconteceu de 20 a 23 deste mês. O Auto do São João Menino, marcou a festa de abertura. Mais de 70 crianças atendidas pelo Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (Peti), projeto do Governo Federal, integravam o elenco do espetáculo.
“Foi excelente. A cidade estava lotada. Até no primeiro dia, que foi chuvoso, as pessoas não deixaram de festejar. O espaço Sala de Reboco foi um sucesso” disse Mirian Trindade, secretária de Cultura e Turismo de Bananeiras. Na Sala de Reboco, a Prefeitura de Bananeiras recriou uma típica casa taipa do interior do estado com paredes cobertas com argila e candeeiros pendurados. Um palco foi montado no espaço de 160m² onde músicos comandaram o arrasta-pé com muito forró pé-de-serra.
A festa deste ano contou com palcos montados na Praça Castro Pinto, Praça Epitácio Pessoa e na Sala de Reboco. Pinto do Acordeon, Jorge de Altinho, Raniery Gomes, Três do Nordeste, Santanna, Luiz Bento, Assum Preto, Geraldinho Lins e Nordestino do Forró foram algumas das principais atrações do São João de Bananeiras. Na Praça Epitácio Pessoa, os shows começavam a partir das 15h e o forró corria solto até o clarear do dia com as apresentações na Praça Castro Pinto, o palco principal.
Ainda durante o festejo, quadrilhas juninas e grupos de dança folclórica se apresentaram no Centro da cidade. Houve ainda o tradicional casamento matuto e a missa de São João.
Comerciantes aproveitaram o festejo para movimentar a economia local. Tendas abrigavam artesãos que disponibilizavam para venda os produtos confeccionados em Bananeiras. Os forrozeiros também encontraram comidas saborosas nas mais de 20 tendas distribuídas pela cidade. Todos os pratos comercializados passaram por uma rigorosa triagem de qualidade realizada pela equipe da Secretaria de Cultura e Turismo.
Revista Novo Perfil Online
Batista de Andrades
Nenhum comentário