Tacima: Prefeito Erivan Bezerra participa da festa da Pedra Pão de Açúcar
O Prefeito de Tacima Erivan Bezerra participou nesse sábado 15 de agosto de 2015, da tradicional festa da pedra pão de açúcar. Além do prefeito, estiveram presente no evento religioso - O vice-prefeito Bilac Soares, vereadores, secretários, correligionários e amigos.
A festa tem um intercâmbio entre as prefeituras de Tacima (Erivan) e a de Caiçara (Cícero).
A prefeitura de Tacima deu total apoio aos romeiros e turistas que participaram do evento, inclusive, distribuindo alimentação e suporte ao evento.
O Prefeito sorteou uma sela para os participantes e o vereador Carlinhos Costa patrocinou um par de botas.
Conheça um pouco da história da festa:
A Festa da Pedra começou a se realizar nos primeiros anos do século XX, no dia 15 de agosto, dia de Nossa Senhora da Boa Morte, e existe mais de uma versão para a sua origem. A mais detalhada foi narrada por José de Arnaldo Mendonça que ouviu de sua bisavó, Clemência Guilhermina.
Segundo o pesquisador, historiador e Professor caiçarense, Jocelino, tudo começou com um homem identificado como Manoel Sertanejo. Sua História conta, que certa feita ele foi cortar lenha no dia de Nossa Senhora da Boa Morte, mesmo contra a vontade de sua esposa, que alegava ser dia santo. Quando estava cortando a lenha passou mal. Sentindo-se que poderia morrer, fez uma promessa à santa; dizendo que se escapasse faria da madeira um cruzeiro, depois o colocaria no alto da pedra e sempre rezaria no local. Manoel realmente não morreu naquela ocasião e cumpriu a promessa até o fim dos seus dias.
A história de Manoel tornou-se conhecida na cidade e depois que ele faleceu a viúva procurou o então, Padre Aprígio, para que ele mantivesse a tradição, rezando uma missa no dia da santa. Padre Aprígio atendeu ao pedido e a partir daí todo dia 15 de agosto passou a sair uma procissão da Igreja Matriz em direção à Pedra, evento religioso que ocorre até hoje.
Fonte: SensocroticoPB
Nenhum comentário