Barragem Lagoa do Matias pode secar em 40 dias
A barragem Lagoa do Matias Que abastece Belém, Caiçara, Logradouro e os Distritos de Rua Nova, Cachoeirinha e Braga do município de Tacima, entrou em colapso, ou seja, ela já não está mais captando água devido a estiagem prolongada.
Segundo informações da AESA, a barragem Lagoa do Matias está hoje 16 de dezembro de 2016, com 24% da sua capacidade de armazenamento, dado preocupante, já que, no dia 31 de novembro de 2016 a barragem tinha 34%, ou seja, se a estiagem se prolongar em 40 dias a barrem secará totalmente.
![]() |
Foto em 16/12/2016 |
Esta semana a CAGEPA adotou para a cidade de Belém um racionamento mais rigoroso, onde terá apenas 4 dias com água. Os dias com água serão de segunda a quinta-feira e se a estiagem continuar poderá ser ainda mais rigoroso.
Mesmo com a adutora pronta que teoricamente faria a transposição da água da Barragem de Canafistola em Pirpirituba para a estação de tratamento de Belém se a estiagem permanecer na região isso não será possível, pois o volume de água de Canafistola está tão abaixo quanto a da lagoa do Matias, não suportando assim fazer a transposição da água.
Por Henrique Filho
Nenhum comentário