Nóticias Agora

Prefeita de Belém institui projeto saúde bucal do bebê

A Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Saúde, está oferecendo o serviço de saúde bucal, conhecido por “teste da linguinha”, para todas as crianças recém-nascidas do município. Os exames estão sendo realizados pelo fonoaudiólogo do Núcleo de Atendimento em Saúde da Família (NASF).

Esse programa foi uma da bandeiras de luta e promessas defendida pela prefeita Renata Christinne, que é formada em odontologia e exerce a profissão de cirurgiã dentista e protista ainda durante a campanha Renata falava do sonho de poder oferecer esse serviço as crianças do município de Belém.
 
O teste da linguinha é de extrema importância para o desenvolvimento da criança e deve acontecer nos primeiros dias de vida do bebê, pois através desse exame poderão ser detectados eventuais problemas, como a “língua presa”, tendo em vista que a má formação da membrana da língua pode prejudicar seriamente a amamentação e o desenvolvimento da fala.

Quanto mais tarde for detectada a língua presa, mais complicada ficará a recuperação, tanto do procedimento para liberar o frênulo lingual, como também das possíveis alterações que podem estar associadas, como: dificuldade para mamar, respirar, falar, mastigar e deglutir!

As primeiras avaliações ocorreram nas unidades do PSF II (Distrito de Rua Nova) e PSF V (Praça Santo Antônio), pelas quais já foram identificadas crianças com alteração no frênulo lingual e encaminhadas ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do município para serem realizados os procedimentos de reparo.

Para a realização do teste da linguinha, os pais ou responsáveis devem procurar a enfermeira dos seus respectivos PSF’s para agendar o exame dos seus filhos recém-nascidos.

Como é feito o teste da linguinha?

O exame é simples, rápido e não dói. Enquanto o bebê está mamando, o fonoaudiólogo faz uma avaliação externa observando a pega na mama, o posicionamento dos lábios e a força da sucção e em seguida realiza uma inspeção intraoral a fim de visualizar a parte inferior da língua, onde está localizado o freio lingual, para identificar se o mesmo encontra-se com alguma alteração.

Revista Novo Perfil
Com Secom

Nenhum comentário