Guaraves tem abatedouro interditado
Uma das unidades da Guaraves foi interditada pelas autoridades trabalhistas, nesta segunda-feira (18). O grupo Guaraves tem atuação em diversos estados do Nordeste. A produção diária é de cerca de 100 mil frangos de corte na unidade interditada.
Os auditores fiscais verificaram o suposto descumprimento de normas de proteção dos trabalhadores exigidas em razão da pandemia decorrente da Covid-19.
A ação resultou na interdição, que foi coordenada pela chefe do setor de Saúde e Segurança do Trabalho, Ana Mércia Vieira Fernandes.
A inspeção ocorreu especificamente na parte relativa ao frigorífico (abatedouro), que emprega cerca de 1.000 trabalhadores, localizado na saída de Guarabira para Araçagi, às margens da rodovia PB-57.


Em contato com a imprensa, afirmou que em face da pandemia da Covid-19, os trabalhadores precisam realizar suas atividades observando as normas de segurança e saúde, com ênfase nas condições sanitárias e de higiene, além do uso de EPI e da adoção de procedimentos de trabalho adequados para esse momento de tanta gravidade.
Apontou que, apesar de reconhecer a dificuldade do momento, o respeito às normas de saúde e segurança é fundamental não só para os próprios trabalhadores como também para a sociedade.
“Um empregado contaminado tem potencial para contaminar diversos outros trabalhadores e seus contactantes. Nesse sentido, não podemos deixar de exigir, com maior rigor ainda, o cumprimento das normas de proteção adequadas, incluindo o monitoramento da saúde dos trabalhadores,” afirmou.
O auditor fiscal Leonardo Castro, que participou dos trabalhos, informou que cerca de 200 trabalhares foram testados e desse total 49 empregados estavam infectados com o novo coronavírus.
O outro lado
A editoria do Portal25horas manteve contato com Veronildo Coutinho, um dos diretores da empresa, que disse estar preparando uma resposta que será divulgada com a imprensa através de nota.
Fonte: Portal25horas
Nenhum comentário