Seca deixa população sem água em varias cidades da região do Brejo da Paraíba
A estiagem prolongada que ameaça o Brasil de apagão por falta de planejamento dos governos que passaram e a inércia do atual, também afeta em cheio municípios da região polarizada por Guarabira. Pelo menos 18 municípios estão em colapso no abastecimento de água ou com racionamento severo.
Essa semana a Cagepa anunciou que mais duas cidades, Bananeiras e Solânea, entraram em colapso por causa de exaurimento da barragem de Canafístula 2, que é responsável por atender as cidades e outras como Araruna e Cacimba de Dentro, que tiveram as torneiras desligadas antes.
Mas de quem é a culpa pelo desabastecimento? A falta de regularidade de chuvas que não permite recarga dos mananciais existentes ou falta de investimento dos governos em obras estruturantes como a construção de barragens para armazenar água?
Na Câmara de Guarabira, nesta quinta-feira (9), o vereador Marcelo Bandeira (PDT) demonstrou preocupação com a crise hídrica na região, elencou alguns investimentos feitos nas duas gestões do ex-governador Ricardo Coutinho e cobrou do governante atual, João Azevêdo, que faça alguma coisa. “João Azevêdo não fez nada”, bradou Bandeira.
Enquanto se discute competências, milhares de moradores sofrem sem água, sendo obrigados a carregar lata d’água na cabeça, quando tem. A sede literalmente bate a porta de muitos brejeiros e deve longo o sofrimento.
Sem água em várias barragens, os carros pipa estão indo buscar água nos mananciais que ainda oferecem condições de retirada como em Araçagi e São Salvador, em Sapé.
Cidades afetadas
Pirpirituba
Sertãozinho
Duas Estradas
Lagoa de Dentro
Belém
Caiçara
Logradouro
Bananeiras
Solânea
Araruna
Cacimba de Dentro
Tacima
Dona Inês
Damião
Riachão
Juarez Távora
Itatuba
Ingá
Fonte: portal25horas
Nenhum comentário